Os riachos urbanos apresentam diversas funções de grande importância para as cidades. Além de serem essenciais para a drenagem das águas pluviais, recarregam os aqüíferos, reduzem a temperatura local, contribuem com o ecossistema, além do efeito estético para um lazer contemplativo.
Suas margens, paredes e fundos, devem ser mantidas permeáveis para permitir que as águas se infiltrem, alimentando os aqüíferos. Suas sinuosidades aumentam o volume de água armazenado, diminuem a velocidade para evitar que chegue muita água na parte mais baixa e reduzem a erosão.
Atualmente os riachos urbanos estão muito degradados e necessitam de ações que devolvam aos cursos d’água urbanos a capacidade de realizarem suas funções.
Práticas voltadas para a renaturalização e revitalização dos riachos urbanos tem demonstrado ser uma alternativa para o resgate de suas funções, como tem sido conseguido em diversas cidades do mundo.
GRH - UFPE
Fonte: Biotec apud MALAVOI in Restoration Center the River - Conference Proceedings, 2009
RIACHOS RENATURALIZADOS / REVITALIZADOS
Exemplo na França
Fotos: Riacho renaturalizado na cidade de Bolbec / França, s.d.Fonte: Biotec apud MALAVOI in Restoration Center the River - Conference Proceedings, 2009
Antes |
Depois |
Exemplo na Inglaterra
Exemplo em Manaus